Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Perfil do Inspetor e Função Verdadeira

O Inspector tem uma grande responsablidade da educação de um país em especial em uma escola, neste artigo falamos falar sobre o Perfil do Inspetor e sua Função




Perfil do inspetor

Segundo Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Figueiredo (2010, p. 1524), a palavra perfil provém do latim “perfilum” que significa delineamento de alguém ou representação de um objecto visto de lado.

Ferreira, (2012, p. 579), define perfil como “a descrição de alguém em traços rápidos”. Ou seja, é o conjunto de qualidades ou características de uma pessoa ou coisa.

Segundo Peterson (2003, p. 31) “o perfil do professor é, por conseguinte, aquilo que o professor deve saber (homo sapiens), fazer (homo faber), e ser (homo socialis) no fim da sua formação”. 




    Estas características e atitudes estão contempladas no perfil do inspetor, estabelecido pelo Gabinete de Inspeção Nacional da Educação (2006), que tem em conta três dimensões: o ser, o saber e o saber-fazer.

- A nível do ser (qualidades da personalidade), o inspetor da educação deve ter qualidades morais como a modéstia, flexibilidade, esperança, persistência, espírito de crítica e autocrítica (…) Deve servir de modelo para os directores, professores, coordenadores de turno e de disciplina.

- A nível do saber, o inspetor deve possuir uma cultura geral e pedagógica sólida; ter conhecimentos profundos da política educacional e da lei geral de escolaridade; possuir sólidos conhecimentos da metodologia geral e metodologia de diversas actividades, áreas de estudo e disciplinas; deve possuir bons conhecimentos bibliográficos.(Fialho e Nóbrega, 2016, p. 9)

 

    - A nível do saber fazer, deve saber dirigir o coletivo de professores, de alunos e organizar o trabalho docente educativo; deve saber observar, controlar e orientar as actividades; deve possuir experiência em gestão escolar e de formação de professores; deve fazer um esforço de autossuperação constante e permanente.




Função da Inspeção

Para de Gaspar e Diogo (2010), a inspeção escolar cumpre as funções que lhe estão atribuídas pela lei, sendo as mais usuais as seguintes: controlo, acompanhamento, auditoria, avaliação, provedoria e ação disciplinar. 
                        Função de controlo: consiste em verificar se o funcionamento das escolas segue ou não o preceito na lei e em identificar os factores que aumentam a eficiência das escolas;

                    Função de acompanhamento: Consiste em observar a acção educativa das escolas, com intenção de as apoiar nas suas dificuldades e de induzir novas práticas (dos gestores, dos professores, do pessoal não docente, dos alunos) que possam melhorar as aprendizagens e os resultados escolar dos alunos;
                   Função de auditoria: consiste na análise dos actos de gestão praticadas pelas escolas, durante um certo período de tempo, com um duplo objectivo: 


i) - informar as direcções das ecolas dos pontos fortes e fracos do funcionamento da escola;
 
ii) - Fezer recomendações e sugestões acerca do modo de ultrapassar as dificuldades ou anomalias detectadas, de modo a que a escola obtenha, no futuro, melhores resultados.

Função de avaliação: consiste em levar a cabo a avaliação das escolas, incidindo sobre todos os aspectos da sua organização e do seu funcionamento. Incide, pois sobre os processos, os recursos e os resultados.

Função de provedoria e acção disciplinar: consiste no atendimento às queixas dos alunos, das famílias, dos professores e dos funcionários. O atendimento destas queixas pode dar origem a uma acção disciplinar através de: averiguação, inquéritos e do qual pode resultar a sanção do elemento prevaricador.  (Ibid, p. 62-63)


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FIALHO, Isabel José; NÓBREGA, Paulo Jorge. (2016). O perfil do inspetor e o efeito da inspeção da educação no desempenho docente. Um estudo em escolas do II ciclo do ensino secundário no município da Chibia (Angola). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Revista Educação: Temas e Problemas Nº 16: Portugal, Evora

Gaspar, P., Diogo, F. (2010). Sociologia da educação e Administração Escolar. 4ª ed. Porto: Plural.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. míni Aurélio. 8ª ed. Curitiba: Positivo,2012

PETERSON, Pedro Domingos. O professor do Ensino Básico: Perfil e Formação. Lisboa: Instituto Piaget, 2003




Enviar um comentário

0 Comentários

PUB

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ad Code