Tamanho: 2.30 MB
Titulo do livro: Dez bons conselhos de meu pai -
AUTOR: GUSTAVO CERBASI
Número de página:168
Dizem que conselho não se dá, mas sim se vende. Porém, os melhores conselhos que tive na vida não foram pagos, fossem de um consultor, fossem por meio de cursos. Nesses ambientes, aprendi muito, mas os conselhos mais importantes para minha vida, minha carreira e minhas relações pessoais chegaram a mim destituídos de qualquer interesse econômico. Vieram das pessoas que mais amei e amo na vida.
Inicialmente como professor, depois como consultor e então como palestrante, construí uma carreira tendo o aconselhamento como base. Há quem pense que eu cobre por aconselhar, mas não faço isso. Meu trabalho é educar. Quando uma pessoa cursa uma disciplina ou assiste a uma palestra minha, está pagando pela transmissão de conhecimento especializado.
Porém, no momento do cafezinho, da conversa descompromissada, da dedicatória nos livros, aparece a oportunidade do papo informal. E aí surge o conselho. Simples, reflexivo, direto, amigo. Conselhos são bem diferentes do conhecimento. Este último vem da reunião de experiências e aprendizados coletivos, que permitem formar teorias e modelos para solucionar problemas.
O aconselhamento vem de experiências pessoais que permitem adaptar as teorias e o conhecimento à realidade de cada um. Em meu trabalho, escrever livros foi um dos caminhos que encontrei para levar conhecimento a mais pessoas. Por adotar a linguagem típica dos livros de autoajuda (uma escolha pessoal para tornar o conteúdo mais acessível), talvez muitos confundam o conhecimento com aconselhamento. Nos livros, o conselho confunde-se com conhecimento quando uma teoria parece se encaixar perfeitamente na realidade de quem lê.
0 Comentários