Olá
Para entendermos mais sobre as finalidades dos objetivos na prática educacional, vamos explicitar os objetivos gerais e os objetivos específicos determinantes do processo ensino-aprendizagem.
OS OBJETIVOS GERAIS, segundo Libâneo (1992) citado por
O sistema escolar determina as finalidades educativas de acordo com a sociedade em que está inserido.
A escola instaura as diretrizes e princípios do trabalho escolar
O Professor realiza as práticas na sala de aula.
Por exemplo de uns objectivos gerais
Objectivos Gerais da disciplina de Língua Portuguesa na 5.ª Classe
Os objectivos gerais para esta classe são os seguintes:
› Compreender a língua através da leitura, interpretação e da escrita de textos adequados à classe;
› Aplicar os conteúdos gramaticais adequados à classe, bem como os conhecimentos adquiridos nas classes anteriores;
› Aplicar a prática da leitura e da escrita, apropriando-se progressivamente dos meios e instrumentos ao seu alcance;
› Conhecer os aspectos inerentes ao funcionamento da língua em situações de uso;
› Desenvolver a expressão oral e a expressão escrita através da leitura e interpretação dos textos, bem como da sua redação;
› Aprimorar as competências para resumo e produção de textos diversos.
OBJETIVOS GERAIS Expressam propósitos mais amplos acerca do papel da escola e do ensino diante das exigências postas pela realidade social e do desenvolvimento da personalidade dos alunos.
Comentário – esses objectivos estão disponíveis no programa da 5.ª Classe, mas os objectivos específicos deve ser elaborados pelos professores visto que expressam as expectativas do professor sobre o que deseja obter dos alunos no decorrer do processo de ensino. Têm sempre um caráter pedagógico, porque explicitam a direção a ser estabelecida ao trabalho escolar, em torno de um programa de formação.
Ainda assim os objetivos específicos, segundo Libâneo (1992) aludido por
Por outro lado objetivos específicos expressam as expectativas do professor sobre o que deseja obter dos alunos no decorrer do processo de ensino. Têm sempre um
caráter pedagógico, porque explicitam a direção a ser estabelecida ao trabalho escolar, em torno de um programa de formação.
O autor salienta que alguns objetivos educacionais gerais podem
auxiliar os professores na seleção de objetivos específicos e conteúdos de ensino:
Situar a educação escolar no conjunto das lutas pela democratização da sociedade.
• Garantir a todos os estudantes, sem nenhuma discriminação, uma sólida preparação cultural e científica, através do ensino das matérias.
Formar nos alunos a capacidades crítica e criativa em relação às matérias de ensino e à aplicação dos conhecimentos e habilidade em tarefas teóricas e práticas.
• Atender à função educativa do ensino, ou seja, a formação de convicções para a vida coletiva.
O trabalho do professor deve estar voltado para a formação de qualidades humanas, modos de agir em relação ao trabalho, ao estudo, à natureza, em concordância com princípios éticos.
• Instituição de processos participativos, envolvendo todas as pessoas que, direta ou indiretamente, se relacionam com a escola: diretor, coordenador de ensino, professores, funcionários, alunos, pais.
Os componentes do processo docente educativo
Quando referimos Aos componentes do processo de ensino-aprendizagem aludimos Aos elementos essenciais que intervêm nele, os que se manifestam em um núcleo sólido e inter-relacionados.
Existem diversas classificações a respeito, por isso não pretendemos entrar em conflito do qual é a mais ou menos adequada. É por isso que apresentaremos aqueles componentes que se manifestam como regularidade no processo-aprendizagem classificações que se apresentam. Entre os mais sistematizados encontram-se:
Componentes pessoais: professores, estudantes (alunos) e o grupo escolar.
Componentes não pessoais(estruturais): Objectivo, conteúdo, método, meios e procedimentos, formas de organização e a avaliação.
Bibliografia
Tavares, R. H. (2011). DIDÁTICA GERAL. Belo Horizonte: UFMG.
0 Comentários