Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

José Carlos Libâneo em sua obra “Didática - O que consiste ?

José Carlos Libâneo (Angatuba, estado de São Paulo, 1945). É um intelectual, educador e escritor brasileiro. O autor José Carlos Libâneo em sua obra “Didática”, aborda, com preocupação, a atuação docente e os diferentes métodos de ensino da actualidade, fazendo uma explanação dos conceitos didáticos e das tendências pedagógicas. Ele afirma que a didática auxilia o professor na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo-lhe segurança profissional.



                        Segundo Libâneo, a didáctica é uma disciplina pedagógica que estuda o processo de ensino no seu conjunto teórico e prático, no qual os objectivos, conteúdos, métodos e formas planejados na aula, relacionam-se entre si para criar uma condição satisfatória de conhecimento e aprendizagem que produzam sentido e significado para o aluno.

O professor é o mediador do conteúdo transmitido. Ele deve propor actividades que conduzam o educando para a condição de sujeito activo da própria aprendizagem no processo de transmissão e assimilação do conhecimento. O professor precisa estar atento aos aspectos cognitivos e subjectivos do aluno para desenvolver o aprendizado e torná-lo mais significativo.

O autor defende os métodos didáticos que são capazes de despertar no educando o raciocínio próprio. É interessante que um aluno explique uma ideia com suas próprias palavras e consiga aplicar o conhecimento adquirido em diferentes ambientes. Libâneo é contrário ao método tradicional mecanizado e repetitivo de ensino, em que apenas memoriza-se o que o professor fala.

A proposta do autor é que as aulas estimulem no aluno o ato de raciocinar, para que eles se tornem sujeitos ativos, formadores de opinião, com capacidade de refletir as suas próprias atitudes e as ações que movem o mundo, pois a escola deve preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições de forma democrática, deve despertá-lo para a crítica e o questionamento dos fatos e sua posição diante da sociedade.

Libâneo afirma que a escola é uma cultura organizacional e o funcionamento dela é fruto das relações estabelecidas entre seus membros. Essa cultura pode ser modificada pelas próprias pessoas. Ela pode ser discutida, avaliada, planejada, em um rumo que responda aos propósitos da direcção, da coordenação pedagógica, do corpo docente e discente. Esses fatores contribuem para a construção do projecto pedagógico escolar. É certo que a escola possui a sua cultura, mas ela é também um lugar de mediação entre as diferentes culturas.

                    A escola está associada à moral e à ética. Há um conceito pré-estabelecido que a educação escolar ajude a formar sujeitos cultos e dignos. Ela é a esperança da formação cultural, do progresso, da conquista, da dignidade, da emancipação e continua sendo o caminho para igualdade e inclusão social, pois propicia aos alunos conhecimento, estratégias e procedimentos de pensar sobre valores e critérios de modos de decidir e agir.

Livros Publicados

  • Aceleração Escolar – Estudos sobre educação de adolescentes e adultos (1976).
  • Democratização da Escola Pública – A pedagogia crítico social dos conteúdos (Editora Loyola, 17ª edição).
  • Didática (20ª edição). ISBN: 9788524916038; 288p
  • Adeus Professor, Adeus Professora? – Novas exigências educacionais e profissão docente (4ª edição).
  • Pedagogia e Pedagogos, Para que? (3ª Edição).
  • Organização e Gestão da Escola. 259p, Editora Alternativa 

 

Enviar um comentário

0 Comentários

PUB

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ad Code