Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Teorias e correntes pedagógicas: abordagens do processo ensino-aprendizagem nas perspectivas de José Carlos Libâneo e Juan Bordenave

Olá!

Neste primeiro momento de nossa aula, abordaremos as Pedagogias Liberais e suas versões e as Pedagogias Progressistas, segundo José Carlos Libâneo (1992). 


Objetivo

• Abordar o processo de ensino-aprendizagem com base nos pressupostos de tendências pedagógicas

PEDAGOGIAS LIBERAIS E SUAS VERSÕES




• Tendência Liberal Conservadora


Concebe a ideia de que a escola tem por atividade preparar os alunos para as capacidades individuais. Entretanto, as estratégias didáticas não se relacionam com o cotidiano do aluno, porque a atividade pedagógica está centrada no professor.


• Tendência Liberal Renovada Progressivista


O aluno “aprende fazendo”. A escola valoriza os experimentos, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, levando em conta os seus interesses e a autoaprendizagem, sendo o ambiente apenas um meio estimulador.

• Tendência Liberal Renovada Não Diretiva


O papel da escola está na formação de atitudes do aluno. Aprender é modificar suas próprias percepções. Trata­se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador.


• Tendência Liberal Tecnicista


Atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente. O interesse da escola é produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho. Os métodos de ensino são através de procedimentos

que assegurem a transmissão e recepção de informações. O professor é o elo entre a verdade científica e o aluno.


PARA CONTEXTUALIZAR:


• Em entrevista ao SINPRO­SP, o professor e pesquisador José Carlos Libâneo (Universidade Católica de Goiás) define a função da escola, tendo em vista que ela não apresenta mais o monopólio do saber. Enfatiza também o papel do professor e as formas como o aluno percebe a escola nos dias atuais.



PEDAGOGIAS PROGRESSISTAS


Tendência Progressista Libertadora


O conhecimento que o educando transfere representa um processo de compreensão, reflexão e crítica. É também conhecida como a Pedagogia de Paulo Freire, que vincula a Educação à luta e organização de classe do oprimido.


Tendência Progressista Libertária

O saber é sistematizado e só tem relevância se for possível seu uso prático. A ênfase na aprendizagem é informal.


Tendência Progressista dos Conteúdos

Admite­se o princípio da aprendizagem significativa, partindo do que o aluno já sabe. A escola serve como mediadora entre o indivíduo e o social, estimulando o saber elaborado pelo educando.

Analisando as tendências pedagógicas explicadas por Libâneo (1992), em sua opinião, que estratégias metodológicas encontram­ se presentes na prática pedagógica dos professores nas nossas escolas, nos dias actuais?

Fonte: Didactica geral Rosilene HoRta Tavares



Enviar um comentário

0 Comentários

PUB

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ad Code