Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

FORMAÇÃO CONTINUA DOS PROFESSORES, RAZÕES DOS SEMINÁRIOS DE REFRESCAMENTO I SÓ CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

A formação contínua dos professores é um processo de aprendizagem contínuo que busca melhorar os conhecimentos, habilidades e competências dos professores e auxiliar na implementação de novas práticas educacionais. Esta formação contínua é realizada através de diversos meios, tais como workshops, seminários, cursos de formação, programas de treinamento, conferências, encontros de professores, estágios, entre outros. Esta formação pode ser oferecida por escolas, universidades, instituições privadas ou governamentais ou até mesmo on-line.



A formação contínua dos professores é extremamente importante para a melhoria da qualidade do ensino, pois proporciona aos professores a oportunidade de se aperfeiçoar e de adquirir novas habilidades e conhecimentos. Além disso, ela possibilita que os professores mantenham-se atualizados sobre as mudanças no ensino, tornando-se mais competentes e contribuindo diretamente para o desenvolvimento dos alunos.


A formação contínua dos professores também ajuda a desenvolver habilidades pedagógicas, aumenta o interesse e motivação dos professores, melhora a comunicação entre professores, alunos e pais, além de auxiliar na implementação de práticas de ensino inovadoras. Por último, a formação contínua dos professores promove a construção de uma comunidade educacional mais forte e coesa, aumentando assim a qualidade do ensino e da aprendizagem.

A FORMAÇÃO CONTINUA A formação continua deve desenrolar-se ao longo de toda a vida profissional do docente. Os objectivos fundamentals da formação continua são: a. a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens, através da permanente actualização e aprofundamento de conhecimentos, nas vertentes teórica e prática; b. o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes nos b. vários domínios da actividade educativa, quer a nível do estabelecimento de educação ou de ensino, quer a nivel da sala de aula; c. o incentivo à autoformação, a prática da investigação e à inovação educacional, d. a aquisição de capacidades, competências e saberes que favoreçam a construção da autonomia das escolas e dos respetivos projetos educativos. o estimulo aos processos de mudança ao nível das escolas e dos territórios educativos em que estas se integrem suscetíveis de gerar dinâmicas formativas o apoio a programas de reconversão profissional, de mobilidade profissional e de complemento de habitações

A formação continua dos professores deve realizar-se através da frequência de acções de formação que se podem apresentar em diversas modalidades: ⚫ cursos de formação, ⚫ módulos de formação; ⚫ frequência de disciplinas singulares em instituições de ensino superior;

Enviar um comentário

0 Comentários

PUB

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ad Code