Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

O plano de Aula diário e sua Concepção | Só Ciência da Educação

 O plano diário é a sequência de planejamento das atividades de um dia de aula. Através do planejamento diário, você pode garantir a graduação e a continuidade das experiências curriculares e, com base nos objetivos alcançados no dia anterior, preparar as crianças para as atividades que viverão no dia seguinte.




As atividades de um dia de aula devem ser variadas, abrangendo todas as áreas de ensino, com a clara intenção de, assim, contribuir para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos.

O número de atividades diárias e a sua duração dependem das possibilidades da turma, do horário escolar, dos recursos disponíveis. Quanto mais nova a criança, menor deve ser a duração de cada atividade (15 a 30 min). Assim sendo, um maior número de atividades serão desenvolvidas durante um dia de aula, permitindo manter a atenção da criança em todas elas. As primeiras atividades de cada dia são constituídas pelas rotinas de classe, a conversa inicial e o planejamento cooperativo da aula do dia.

As rotinas de classe são as atividades que se repetem ao início de cada dia letivo: chamada e avaliação da frequência dos alunos; preenchimento do calendário, assinalando a data, o dia da semana e as condições do tempo; arrumação da sala para as atividades do dia; cuidados com plantas e animais criados na sala (cuidados estes sempre sob a responsabilidade das crianças, em rodízio).

A conversa inicial, ou hora das novidades, é importante para dar às crianças a oportunidade de se expressarem livremente, trocando experiências, relatando fatos ou novidades acontecidas com elas no lar ou na comunidade, relacionando sua vida escolar com a vida fora da escola. As crianças podem estar sentadas no chão, junto com o professor, formando uma rodinha. A conversa informal é uma oportunidade para o professor verificar os interesses e as experiências das crianças, os quais podem ser aproveitados no processo de ensino; constitui também uma oportunidade de dirigir esses interesses para as atividades a serem desenvolvidas no dia, despertando nos alunos a necessidade de realizá-las.


Sala de Aula

A partir da conversa inicial, o professor programa, junto com os alunos, as atividades do dia, conciliando, sempre que possível, seu planejamento com os interesses das crianças.

Planejar com os alunos torna-os mais interessados no trabalho, por conhecerem os objetivos a atingir, terem propósitos definidos nas atividades que desenvolvem.

Planejar cooperativamente ajuda as crianças a assumirem responsabilidade por seu trabalho. Uma parte do quadro-de-giz, um quaaro suplementar ou um cartaz de papel pardo será destinado a este planeja

mento, que poderá ter o título: Que vamos fazer hoje? Algumas atividades diárias podem ser globalizadas, através de temas e objetivos comuns, em centros de interesse e unidades de experiências. Mas nem todas as atividades do dia podem ser globalizadas. Muitas vezes, torna-se necessário um trabalho para corrigir falhas de ortografia, por exemplo, ou dificuldades em cálculos. Nestes casos, as crianças interessam-se pela atividade por conhecer os objetivos que devem alcançar. Ao fim de cada dia o professor deve, juntamente com seus alunos, avaliar os resultados obtidos em relação ao que fora previsto. Verificam, então, se alcançaram todos os objetivos, se cumpriram toda a programação prevista. Em caso contrário, examinam as causas. Esta avaliação é feita por meio de debates, de questionários orais ou escritos, de preenchimento de fichas, etc. Você já sabe que há elementos indispensáveis a um planejamento. Esses elementos também devem constar do plano diário: objetivos, atividades para alcance dos objetivos, procedimentos ou estratégias utilizados em cada atividade e recursos para o seu desenvolvimento. Deve-se, ainda, prever a avaliação de cada atividade e do trabalho do dia. 


Observe o exemplo de um plano diário elaborado para uma turma de 2.a série. Através dele você pode obter informações para a elaboração de seu plano. Lembre-se, entretanto, de que apresentamos apenas sugestões. Organize seu trabalho da maneira que lhe for mais conveniente e de acordo com as reais possibilidades locais.


Exemplo de Plano de aula:

Tema: O ciclo da água

Objetivos:

Compreender o ciclo da água e sua importância para a vida na Terra.

Identificar as diferentes fases do ciclo da água.

Reconhecer a influência das atividades humanas no ciclo da água.

Duração: 1 hora

Recursos necessários:

Quadro branco ou flipchart.

Marcadores.

Imagens ou diagramas do ciclo da água.

Recipientes com água (opcional).

Atividades:

Introdução (10 minutos):

Iniciar a aula fazendo perguntas aos alunos para avaliar seu conhecimento prévio sobre o assunto. Exemplo: "O que acontece com a água da chuva depois que ela cai no chão?"

Registrar as respostas no quadro ou flipchart.

Apresentar o objetivo da aula e explicar a importância do ciclo da água para a vida na Terra.

Desenvolvimento (30 minutos):

Apresentar imagens ou diagramas do ciclo da água e explicar cada uma das fases: evaporação, condensação, precipitação e escoamento superficial.

Incentivar a participação dos alunos fazendo perguntas e promovendo discussões sobre cada fase.

Realizar demonstrações práticas, se possível, como aquecer água em um recipiente para exemplificar a evaporação.

Reforçar a importância da água para os seres vivos e para as atividades humanas.

Aplicação (15 minutos):

Distribuir folhas de papel e pedir aos alunos que desenhem ou escrevam sobre o ciclo da água, destacando as principais fases.

Circule pela sala para fornecer orientação individual e responder a eventuais dúvidas.

Solicitar que alguns alunos compartilhem suas criações com a turma.

Conclusão (5 minutos):

Revisar os pontos principais da aula, destacando a importância do ciclo da água e como ele está presente em nosso cotidiano.

Encorajar os alunos a continuarem explorando o tema fora da sala de aula, observando e relatando situações em que o ciclo da água esteja ocorrendo.

Observação: É importante adaptar o plano de aula de acordo com a faixa etária dos alunos, disponibilidade de recursos e tempo disponível. Também é recomendável incluir estratégias de avaliação para verificar a compreensão dos alunos sobre o tema, como questionários ou atividades práticas adicionais.



Fonte:  QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, PAG.87






Enviar um comentário

0 Comentários

PUB

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ad Code