O acto de contar é um processo que envolve, simultaneamente, os aspectos cardinal e ordinal do número. Quando estamos a contar o número de elementos de um conjunto, dizendo um, dois, três, quatro e por aí em diante, estamos a usar o aspecto ordinal. O número ordinal que corresponde ao último elemento contado do conjunto é o número cardinal desse conjunto. Ao contar estamos, também, a estabelecer uma correspondência um-a-um entre os nomes dos números (pela sua ordem correcta) e os elementos do conjunto.
´Credito-Verangola
É de salientar que não é pelo facto de uma criança dizer correctamente a sequência dos números até sete que significa que ela sabe determinar o número de elementos de um conjunto com 7 objectos. Pode significar, simplesmente, que consegue estabelecer uma correspondência entre cada numeral, o respectivo nome do número e cada objecto.
Envolver as crianças em actividades de contagem de elementos de um conjunto, para além de envolver o uso do aspecto ordinal do número, é fundamental para a aprendizagem do aspecto cardinal do número.
Credito da Novos Alunos
Para ensinar uma criança a contar é necessário:
Manipular objectos;
Envolver a criança em actividades lúdicas;
Separar inúmeras ideias para você trabalhar os números em sala de aula;
Trazer os números e as operações matemáticas para o cotidiano das crianças.
0 Comentários