A língua portuguesa uma das disciplinas que cuja preocupação é maior para muitos professores para outros nem tantos, mas deveria ser visto que ela embora que todas elas (as disciplinas) sejam importantíssimas, mas a língua portuguesa está acima delas todas, mas para que o ensino aconteça com muita eficiência e eficácia nesta disciplina o (a) professor (a) deve claro, conhecer, reconhecer e aplicar bem as fases didácticas, então o que vai ser fases didácticas?
Fases didácticas
Vai ser os momentos ou etapas em que acontece a aula, cuja sua taxonomia é dada de acordo com vários autores: Motivação, Desenvolvimento e Consolidação:
Motivação
Motivação para
Segundo
Princípios Didácticos: Papel dirigente do professor, atenção à idade dos alunos e participação activa e consciente dos alunos.
Meios de Ensino: Gravuras (imagens), Manual do aluno /texto de apoio, Caderno de Actividades e outros meios permanentes.
Ainda na visão dos autores deixa bem claro que se a aula não for de continuação (se for uma aula nova, por exemplo), o professor poderá levar uma gravura (imagem) relacionada com o tema da aula a ser ministrada.
Métodos Didácticos: socrático, observação e prático.
Preparação Psico-Pedagógica: cumprimentar a turma; velar pela organização e higiene da sala e dos alunos; procurar saber sobre o estado clínico ou emocional dos alunos.
Preparação Didáctica: pedir que os alunos, organizadamente, façam um breve resumo da aula anterior; responder a algumas perguntas relacionadas com a aula anterior.
Desenvolvimento
Princípios Didácticos: papel dirigente do professor, participação activa dos alunos e atenção à idade dos alunos.
Métodos didácticos: socrático, heurístico e observação.
Meios de ensino: materiais já existentes na escola (quadro, giz, apagador, etc.), Manual do aluno, Caderno de Actividades, gravuras (imagens) e outros.
Forma organizativa: frontal colectiva.
Consolidação
Método didáctico: prático.
Meios de ensino: caderno diário, Manual do aluno, Caderno de Actividades, lápis, borracha.
Princípios didácticos: papel dirigente do professor e vinculação da teoria com a prática.
Forma organizativa: frontal colectiva.
0 Comentários