A Inspeção Escolar é uma ferramenta de avaliação que visa acompanhar e monitorar o desempenho de todos os alunos de uma determinada instituição de ensino. Esta ferramenta permite aos profissionais responsáveis pela educação dos alunos ter um maior conhecimento sobre os seus alunos, possibilitando-lhes um melhor entendimento dos seus problemas e necessidades, bem como monitorar o seu progresso académico. Os principais objetivos da inspeção escolar são: acompanhar o desempenho dos alunos, identificar problemas e necessidades dos alunos, melhorar a qualidade dos serviços prestados na escola e, finalmente, melhorar o desempenho dos alunos.
A Inspeção Escolar pode ser realizada de diversas formas, tais como, entrevistas com alunos, professores e pais, avaliação de desempenho escolar, análise de relatórios de progresso académico e aplicação de testes. Esta ferramenta permite ainda aos profissionais responsáveis por uma instituição de ensino avaliar a qualidade dos serviços prestados na escola, bem como identificar áreas onde há necessidade de melhorias. A Inspeção Escolar é uma ferramenta útil para que as escolas possam monitorar o progresso académico dos alunos e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
- Controlo,
- Acompanhamento,
- Auditoria,
- Avaliação,
- Provedoria e ação disciplinar
Função de controlo: consiste em verificar se o funcionamento das escolas segue ou não o preceito na lei e em identificar os factores que aumentam a eficiência das escolas;
Função de acompanhamento: Consiste em observar a acção educativa das escolas, com intenção de as apoiar nas suas dificuldades e de induzir novas práticas (dos gestores, dos professores, do pessoal não docente, dos alunos) que possam melhorar as aprendizagens e os resultados escolar dos alunos;
Função de auditoria: consiste na análise dos actos de gestão praticadas pelas escolas, durante um certo período de tempo, com um duplo objectivo:
- informar as direcções das ecolas dos pontos fortes e fracos do funcionamento da escola;
- Fezer recomendações e sugestões acerca do modo de ultrapassar as dificuldades ou anomalias detectadas, de modo a que a escola obtenha, no futuro, melhores resultados.
Função de avaliação: consiste em levar a cabo a avaliação das escolas, incidindo sobre todos os aspectos da sua organização e do seu funcionamento. Incide, pois sobre os processos, os recursos e os resultados.
Função de provedoria e acção disciplinar: consiste no atendimento às queixas dos alunos, das famílias, dos professores e dos funcionários. O atendimento destas queixas pode dar origem a uma acção disciplinar através de: averiguação, inquéritos e do qual pode resultar a sanção do elemento prevaricador. (Ibid, p. 62-63).
0 Comentários