Refere-se à organização do conhecimento em si, com base nas suas próprias regras. Abrange também as experiências educativas, no campo do conhecimento, devidamente seleccionadas e organizadas pela escola.
O conteúdo é um instrumento básico para poder atingir os objectivos. Em geral, os guias curriculares oficiais, oferecem uma relação de conteúdos das várias áreas que podem ser desenvolvidos em cada série. Pode-se selecionar o conteúdo com base nesses guias. Não devemos esquecer, no entanto, de levar em conta a realidade da classe.
Os cuidados que devem ser observados na seleção dos conteúdos:
O conteúdo selecionado precisa estar relacionado com os objectivos definidos. Devemos escolher os conhecimentos indis-pensáveis para que os alunos adquiram os comportamentos fixados. Um bom critério de seleção é a escolha feita em torno de conteúdos mais importantes, mais centrais e mais actuais.
O conteúdo não importa tanto. O mais importante é o facto de o mestre estar apto a levantar a idéia central do conhecimento que deseja trabalhar. Para que tal ocorrência se verifique, é indispensável que o professor conheça em profundidade a natureza do fenómeno que pretende que seus alunos conheçam.
O conteúdo precisa ir do mais simples para o mais complexo, do mais concreto para o mais abstrato.
0 Comentários