Ensinar gramática nos primeiros anos de escolaridade implica, do ponto de vista técnico-didactico, estabelecer um conjunto de relações entre dimensões implícitas de abordagem à didáctica da gramática.
Toda e qualquer língua obedecem padrões, esses padrões são ditados pela gramática em uma língua qualquer. Cabe à Gramática registrar os fatos da língua geral ou padrão, estabelecendo os preceitos de como se fala e escreve bem ou de como se pode falar e escrever bem uma língua. Daí ser a Gramática, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte.
- O que é a gramática?
- O que métodos são utilizado para o ensino de gramática?
Nos sistemas de ensino, como o português, com opção organizativo curricular nos primeiros anos de escolaridades globalizado e centrada na figura de um professor titular ou tutor que esta é uma realidade didáctica marcante.
Quanto aos métodos utilizado no Ensino da gramática Indutivo- Dedutivo.
Neste contexto o professor leva os alunos a observar e analisar exemplos concretos conduzindo à elaboração de regra e posteriormente à sua aplicação prática.
O ensino de Gramática deve-se ter em conta os seguintes critérios:
O Estudo da Gramática no ensino Primário deve ser sempre relacionado com um texto ou uma gravura ou ainda pequenos textos elaborados pelo professor;
A gramática não deve ser decorada mas compreendida;
O ensino gramático não deve partir de definições mas de exemplo concretos.
Por exemplo:
O que são substantivo próprio? (erro)
A Joana veve em Malanje
Alunos a palavra Joana são um Substantivo Próprio.
Alunos visto que Jãona indica nome de um ser e deve ser escrito sempre com uma letra maiúscula.
Exemplo:
Maria
Mateus
Fogão
Panela
0 Comentários